Precisamos pensar no futuro do marketing. Estamos vivendo um momento de mudanças no mercado, principalmente no quesito de automação. Antes as mídias tradicionais, como as impressas ou em veículos de comunicação faziam todo o trabalho. Hoje acreditamos que esta seja um complemento que deve andar em paralelo com automação da comunicação.

 

1. A Automação de Marketing

Em tempos passados uma agência de publicidade, antes de vincular uma peça publicitária, tinha de fazer uma longa jornada, buscando blogs, sites, fóruns que mais se adequassem a seu público para assim desenvolver uma peça e então negociar com o proprietário do veículo de comunicação.

Já com a automação este processo se tornou muito fácil para atingir o seu público final, pois as redes sociais detêm o perfil do seu consumidor, assim ao gerar uma campanha é possível escolher com precisão quem deve consumir determinada comunicação.

Com a ajuda de uma ferramenta de automação de marketing é possível agendar as postagens nas mídias sociais, disparar emails específicos de acordo com dados ou ações dos contatos, avaliar as pessoas que estão realmente prontas para conversar com a equipe de vendas, mensurar os resultados das campanhas e muito mais.

Diante disso a possibilidade de se fazer uma venda aumenta consideravelmente ou mesmo criando leads com pessoas realmente disposta a comprar um determinado produto ou serviço.

2. O futuro do Marketing é contextual

Publicidade é desenhada para distrair o consumidor e tentar desta forma capturar a sua atenção. Contexto vai na direção oposta e procura se alinhar ao que está na cabeça do consumidor. O Facebook é um exemplo. Cada vez que alguém se loga nesta mídia social existem, em média, mais de mil posts esperando por ele. Porém, os algoritmos do Facebook mostrarão apenas aqueles que são contextuais a ele naquele momento. É por isso que o alcance orgânico de company pages caiu 1%. Sem o contexto do momento, as mensagens não terão relevância e, portanto, serão filtradas. Contexto é o futuro do Marketing porque é o que os consumidores querem, é o que o novo ambiente de mídia apoia e está se provando como uma forma muito mais eficaz de direcionar a ações dos consumidores do que a publicidade.

 

3. O futuro das relações públicas é participativo

As redes sociais transformaram o conceito de publicação de conteúdo e, portanto, o escopo de relações públicas (RP). A nova noção contextual de Marketing também abre as portas para o futuro de RP e mostra o poder da propaganda participativa. A ideia tradicional de RP é sobre controlar uma narrativa através da influência da imprensa. No entanto, o mundo moderno mostra que o engajamento coletivo é um veículo mais poderoso do que veículos de mídia em direcionar narrativas. O futuro de RP é participativo e o futuro do controle de narrativas está em criar engajamento com uma audiência.

 

4. O futuro da automação de Marketing é maior

No estudo “State of Marketing 2016” descobrimos que as organizações líderes em Marketing utilizam, em média, 14 ferramentas para criar uma experiência coerente e integrada ao cliente. Ainda, precisam integrar dúzias de canais, fontes de dados e aplicações. O futuro do Marketing requer que ampliemos o entendimento de automação. Não podemos mais pensar apenas em ferramentas de automação, mas precisamos considerar toda uma rede hiperconectada dela. Isso é automação de marketing 2.0. O futuro é sobre experiências contextuais. Para isso, é preciso aumentar a ideia do que é automação e ir além dos muros da empresa.

 

5. Inteligência artificial e chatbots

Um terço do orçamento de Marketing das empresas é gasto em canais que não existiam cinco anos atrás – e os entrevistados esperam que a porção do orçamento investido em novos canais aumente para 40% até 2019. Com o aumento dos canais de comunicação com o cliente, é muito difícil gerenciar tudo isso manualmente. O futuro do Marketing está relacionado a experiências conectadas e os chatbots são uma forma prática de melhorar o relacionamento entre clientes e empresas, pois engajam clientes em canais sociais, apps e websites, fornecendo experiência nativa e autêntica, geralmente superior a outros métodos de utilizados na área.

 

Agência CAFFEE Marketing Digital